Os brinquedos não estruturados ampliam diversas possibilidades de criar e imaginar. Na experiência da brincadeira de faz de conta, as crianças do fase I receberam alguns brinquedos, uma mistura de brinquedos convencionais e brinquedos não estruturados, encontram pelo o ambiente externo da escola um espaço muito interessante, para ali montar uma fazendinha à beira de um rio, com esses materiais não convencionais e, com elementos da natureza terra e água as crianças usaram a imaginação e criaram diversas maneiras de brincar.
Acompanhe algumas imagens dessa divertida brincadeira!
* Com os brinquedos convencionais as crianças puderam imaginar um cenário real, com blocos de madeiras fizeram o chiqueiro dos porcos e pontes para atravessar o rio.
Oliveira (1995) contribui afirmando que, na situação imaginária constituída na brincadeira, a criança define a atividade por meio do significado do brinquedo.
* Não poderia faltar a pescaria, com gravetos e barbantes foram feitas varas de pescar, e logo os pescadores apareceram. 🐟
Vygotsky
(1998, p. 137) ainda afirma “A essência do brinquedo é a criação de uma nova
relação entre o campo do significado e o campo da percepção visual, ou seja,
entre situações no pensamento e situações reais”.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A
formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Que trabalho lindo.
ResponderExcluirQue atividade prazerosa é maravilhosa!! Parabéns!!👏👏👏
ResponderExcluirQue lindo trabalho. Parabéns 🥰 e o blog está maravilhoso.
ResponderExcluirAmei! muito criativa essa experiência, tenho certeza que as crianças amaram. Imaginação e criatividade eles tem de sobra, construíram muita coisa bacana. Parabéns!
ResponderExcluirObrigada Flavio! Sim, eles amaram! 😘
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