quarta-feira, 13 de setembro de 2023

{A FAZENDINHA À BEIRA DO RIO}🐷🐮🐶🐔

 


Os brinquedos não estruturados ampliam diversas possibilidades de criar e imaginar. Na experiência da brincadeira de faz de conta, as crianças do fase I receberam alguns brinquedos, uma mistura de brinquedos convencionais e brinquedos não estruturados, encontram pelo o ambiente externo da escola um espaço muito interessante, para ali montar uma fazendinha à beira de um rio, com esses materiais não convencionais e, com elementos da natureza terra e água as crianças usaram a imaginação e criaram diversas maneiras de brincar.

Acompanhe algumas imagens dessa divertida brincadeira!


* Com os brinquedos convencionais as crianças puderam imaginar um cenário real, com blocos de madeiras fizeram o chiqueiro dos porcos e pontes para atravessar o rio. 





Oliveira (1995) contribui afirmando que, na situação imaginária constituída na brincadeira, a criança define a atividade por meio do significado do brinquedo.




* Não poderia faltar a pescaria, com gravetos e barbantes foram feitas varas de pescar, e logo os pescadores apareceram. 🐟




Vygotsky (1998, p. 137) ainda afirma “A essência do brinquedo é a criação de uma nova relação entre o campo do significado e o campo da percepção visual, ou seja, entre situações no pensamento e situações reais”. 




TURMA: FASE I - A MATUTINO
👩‍🏫 PROFESSORA: ELINEUDA   TDI: ALCINA E DEISE  








REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.








5 comentários:

  1. Que atividade prazerosa é maravilhosa!! Parabéns!!👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Que lindo trabalho. Parabéns 🥰 e o blog está maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Amei! muito criativa essa experiência, tenho certeza que as crianças amaram. Imaginação e criatividade eles tem de sobra, construíram muita coisa bacana. Parabéns!

    ResponderExcluir

ESPAÇO PARA INTERAÇÕES